Tesouro Gerencial Do básico ao avançado (de A a Z)
Professores
Airton
Carga horária
40h
Duração
90 dia(s)
Objetivo
Neste curso o aluno conhecerá as
características do Tesouro Gerencial, explorando a grande maioria
de suas funcionalidades, desde as mais simples
até as mais sofisticadas, bem como aquelas
“escondidas” no sistema.
O
aluno será treinado para interpretar as demandas por informações do sobre a execução orçamentária e
financeira, traduzir essas demandas em objetos
do Tesouro Gerencial e criar os relatórios necessários no Tesouro Gerencial.
São objetivos do curso:
ü
Entender a estrutura da Informação no SIAFI;
ü
Compreender os principais conceitos do Tesouro Gerencial;
ü Navegar pelo sistema, conhecendo suas funcionalidades;
ü Criar e executar relatórios, explorando as funcionalidades do sistema;
ü
Criar filtros, prompts, grupos personalizados e elementos derivados, e utilizá-los na criação e execução de relatórios.
ü
Conhecer e criar modelos
de relatórios;
ü Executar consultas de documentos (NE, ND, NC, OB, etc.).
ü Realizar consultas mais aprimoradas;
ü Trabalhar com Gráficos;
ü Criar Métricas;
ü
Criar Consultas Construídas mais aprimoradas;
ü Elaborar Dashboards e Dossiers.
ü
Identificar as etapas da execução da despesa e da receita.
Descrição
Este curso foi pensado para aquele gestor
que não quer dar um intervalo entre os cursos
Tesouro Gerencial Básico e Tesouro Gerencial Avançado. Que prefere ter aqueles dois cursos
combinados em uma sequência única, em um novo
curso, sem intervalo.
Este treinamento, portanto, apresenta desde os conceitos mais básicos até os mais avançados do Tesouro Gerencial.
Neste treinamento, aquele gestor que ainda não conhece o Tesouro Gerencial, que ainda não tem autonomia para criar suas próprias consultas, que está precisando se reciclar ou mesmo aqueles que já conhece
o sistema mas que
busca um aperfeiçoamento, evoluirá desde os conceitos básicos do sistema até àqueles mais
sofisticados, se tornando apto a criar relatórios desde os mais simples até os mais elaborados.
O
aluno aprenderá como criar desde consultas básicas até dashboards e dossiers. O aluno aprenderá a trabalhar no Tesouro
Gerencial, utilizando desde os conceitos básicos
até o avançado do Tesouro
Gerencial.
O
curso é extremamente prático, todos os relatórios criados no Tesouro Gerencial
abordarão a execução
orçamentário-financeira, referentes a Dotação Orçamentária, Descentralização de Créditos,
Empenho, Liquidação, Pagamento,
Restos a Pagar e Receita. Os alunos compreenderão ainda as principais de classificações contábeis
ligados a esses temas.
Para realizar a contratação do presente curso na modalidade Online (ao vivo) ou Presencial, por favor entrar em contato pelo e-mail: comercial@gilvandantasead.com.br ou pelo Whatsapp: +55 61 9566-4724.
Conteúdo programático
Aula 1. Introdução ao Tesouro Gerencial (4hrs)
1. Estrutura
da informação no Tesouro Gerencial: a informação orçamentária; Classificação por Natureza
da Despesa; classificação por Fonte de
Recursos; a Célula orçamentária; principais contas contábeis da Execução
Orçamentário-Financeira simplificada; Contas correntes. 2. Introdução ao Tesouro Gerencial: características do sistema;
conceitos (atributos,
métricas, linhas e colunas); navegação pelo sistema; menus; principais características; funcionalidades; Filtros;
Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco;
Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados;
Meus Relatórios; e formatos de saída. 3. Criar o primeiro relatório no Tesouro Gerencial.
Aspectos teóricos
abordados: Neste módulo o aluno entenderá: 1. A estrutura
da informação no SIAFI. 2. Principais tabelas
e classificações contábeis. 3. A correlação da estrutura
da informação no SIAFI com os atributos do Tesouro Gerencial.
Aula 2: Criação
de Relatório, Filtro e
Gráfico (4hrs)
1.
Criar, salvar e exportar
relatórios: criar um relatório básico, selecionar objetos para o relatório, como: Itens de Informação; atributos; e métricas;
2.
Criar pastas. 3. Criar
Filtros. 4. Menu Início do relatório: gráfico; planilha e gráfico; enviar relatório por e-mail;
subscrever (agendar); encaminhar relatório para lista de histórico; exportar,
imprimir, etc.
Aspectos teóricos
abordados: 1. Conceitos
sobre os Instrumentos de Planejamento do
Governo Federal: PPA; LDO; e LOA. 2. Dotação Inicial. 3. Instrumentos de retificação orçamentária. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 4. Dotação Atualizada. 5. Descentralização de Créditos Orçamentários: Provisão e Destaque
Orçamentário.
Aula 3: Criação de
Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I (4hrs)
1. Conhecer modelos de consultas: Modelo Básico para
Relatório em Branco por
Item de Informação. 2. Criar e formatar relatório e gráfico. 3. Drill. 4. Criar Prompt. 5. Criar Grupo Personalizado. 6. Entender os Itens de Informação com controle célula da despesa.
7. Realizar consultas
de execução da despesa com controle por célula da despesa. 8. Realizar consultas
de Execução da Despesa: por Unidade Gestora,
Programa, Fonte, Ação,
Elemento de Despesa;
e 9. Menu Ferramentas: opções
de relatório e outros.
Aspectos teóricos abordados:
1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho,
liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas
de despesa e suas contas
correntes.
Aula 4: Criação de Relatórios
de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II (4hrs)
1. Entender Elemento Derivado. 2. Explorar
as Consultas Construídas. 3. Entender
os Itens de Informação com controle por empenho e subitem. 4. Menu Dados: editar
formulário de atributos; editor de limite
visual, etc.
Aspectos teóricos abordados:
1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho,
liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas de
despesa e suas contas correntes. 4. Restos a Pagar.
Aula
5: Consultas Sobre Receita, Documentos no SIAFI (NC; NE; OB; e outros)
e Solução de Dúvidas
(3hrs)
1. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita
Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. 2. Consultas sobre documentos do SIAFI: Nota de Crédito
(NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB);
entre outros. 3. Solução de
dúvidas dos alunos sobre a primeira etapa do curso. 4. Menu Planilha: padrões
de apresentação; bandas;
estrutura, etc. 5. Menu Formato:
formatação avançada.
Aspectos teóricos
abordados: 1. Receita:
Conceitos de Receita;
Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita. 2. Guia de Recolhimento da União.
Aula 6: Exercícios de avaliação, criação
de filtros (4hrs)
Nesta
aula serão revistos alguns aspectos básicos de Tesouro Gerencial, nivelando
a turma para o aprendizado de novos conceitos
nas aulas seguintes. Também serão aprofundados conhecimentos do Tesouro
Gerencial sobre prompt,
elementos derivados e exportação de relatórios.
1.
Exercícios de avaliação: realização pelos alunos e correção em sala. 2. Criação
de Filtros. 3. Elaboração de Prompt: Lista de Elementos
de Atributos. 4. Elaboração de
Elementos Derivados: Cálculo e; Lista. 5. Totais e subtotais. 6. Exportação de Relatórios: Customizando a
exportação de relatórios gerenciais.
Aspectos teóricos abordados:
Para a realização desta aula o aluno volta a
trabalhar os seguintes temas: Instrumentos de Planejamento do Governo Federal (PPA, LDO e LOA); Dotação Inicial;
Instrumentos de retificação orçamentária (Crédito Suplementar, Crédito
Especial e Crédito
Extraordinário); Dotação Atualizada; Descentralização de Créditos
Orçamentários (Provisão e Destaque
Orçamentário).
Aula 7: Prompt, Elemento
Derivado e Exportação de Relatórios (4hrs)
Nesta aula serão continuados os conhecimentos do Tesouro
Gerencial sobre prompt e elementos derivados, apresentando ainda uma exploração aprofundada sobre gráficos.
1.
Elaboração de Prompts de: Atributos; Lista de Elementos de Atributos; Qualificação de Métrica; Objetos; e
Valor. 2. Elaboração de Elementos Derivados: Lista, Cálculo e Filtro. 3. Gráficos: Usando as
ferramentas de gráficos; formatando
gráficos.
Aspectos teóricos
abordados: Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes
temas: Execução da Despesa (Empenho,
Liquidação e Pagamento) com controle por
célula da despesa.
Aulas 8: Novas Métricas
(4hrs)
1.
Criação de Métricas: Editor de funções; Editor de fórmulas 2. Criação de métricas a partir de outras métricas:
selecionar métrica do sistema; alterar condição. 3. Combinação de métricas.
Aspectos teóricos
abordados: Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes
temas: Execução da Despesa (Empenho,
Liquidação e Pagamento) com controle empenho e subitem.
Aula 9: Elaboração de Dashboards(4hrs)
1. Templates
em estilo de Dashboards: Modelos
de Dashboard. 2. Importando
dados: selecionar consultas que farão parte do dashboard. 3. Menus de ferramentas de dashboards. 4. Seletores: propriedades e formatação. 4. Widgets
diversos.
Para a
realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução
da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem; e Restos a Pagar (Processados e Não Processados).
Aula 10: Elaboração de Dossiers(4hrs)
1. Menus
de Dossiers. 2. Importando dados:
selecionar consultas que farão parte
do dashboard. 3. Visualizações, páginas
e capítulos. 4. Seletores
(filtros).
Para a
realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução
da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem; e Restos a Pagar (Processados e Não Processados).
Disciplina | Descrição | Professores | Aulas |
---|---|---|---|
Nenhuma disciplina cadastrada |
Investimento
R$ 2.500,00
O valor da inscrição no curso por aluno é de R$ 2.500,00 na modalidade online.
Para realizar a contratação do presente curso na modalidade Online (ao vivo) ou Presencial, por favor entrar em contato pelo e-mail: comercial@gilvandantasead.com.br ou pelo Whatsapp: +55 61 9566-4724.
Material Demonstrativo
Informe seu e-mail abaixo para receber o material demonstrativo.